Alexa Seleno
@alexaseleno

Quer entender mais sobre a GLUTAMINA?
Adriano Lenz, nutricionista parceiro da RaiaSul Assessoria Esportiva, tira suas dúvidas sobre glutamina.

Glutamina

O QUE É?
A glutamina é um aminoácido importantíssimo para o trato gastrointestinal, o sistema imunológico e para os músculos. Cada aminoácido é como um tipo diferente de tijolo que nosso corpo usa para construir/reparar tecidos.

POR QUE SUPLEMENTAR?
90% de toda glutamina consumida é absorvida diretamente pelas células do trato gastro intestinal e, portanto, não chega ao sangue. O restante chegará ao fígado, que consumirá a metade disso, deixando apenas 5% para o tecido muscular e o sistema imunológico.

Portanto, apenas com fontes alimentares, não conseguimos obter quantidades suficientes para esse aminoácido chegar a outros tecidos.

E O QUE TEM A VER COM TREINO?
O tecido muscular e o sistema imune são ávidos consumidores de glutamina e disputam por ela. Quando treinamos, esses tecidos são bastante exigidos. Ao suplementar, estamos reduzimos o estresse sobre eles.

TEM QUE TOMAR?
Como tudo em nutrição, não há uma resposta fixa, pois cada pessoa responde de forma distinta. Tem de avaliar caso a caso. Muitos atletas não utilizam glutamina, Porém, havendo desgaste muito intenso do tecido muscular, é sim recomendado a ingestão de ao menos cinco gramas por dia.

 

 

Enviar Agora Whats!
Estamos online, em que podemos ajudar?
Em que posso ajudar?