ATIVIDADE AQUÁTICA NO INVERNO

Atividades aquáticas no inverno – Por que não parar de fazer?  Você pratica atividades aquáticas só no verão? As atividades aquáticas devem ser praticadas durante o ano inteiro, inclusive no inverno.  Com a chegada do inverno é comum parar com a atividade aquática e ir em busca de uma atividade terrestre ou pior, parar com a atividade física.   A maior incidência de afastamento das atividades físicas no inverno são por: enfermidades como gripes e resfriados, o confinamento em casas e apartamentos úmidos, os banhos muito quentes e falta de resistência perante as constantes mudanças de temperaturas. É preciso motivação para fazer aula no inverno, abaixo seguem alguns bons motivos para sair de casa e praticar atividades físicas:

 1. O vapor que fica no ambiente da piscina ajuda na umidificação das vias aéreas que ficam mais ressecadas no inverno;

 2. Diminuição das crises de asma, rinite e outras doenças respiratórias;  

 3. Fortalecimento da musculatura cardiorrespiratória e melhora da circulação sanguínea devido a pressão da água;

 4. Fortalecimento dos músculos das costas, braços, pernas e abdômen;  

 5. Exercício no inverno aumenta a queima calórica ajudando na melhora da composição corporal;

 6. O corpo fica mais aquecido, pelo aumento da temperatura corporal (termogênese);  

 7. Depois de uma boa aula de hidro e/ou natação o corpo relaxa diminuindo as contraturas causadas pelo frio melhorando a qualidade do sono.

 

Para podermos usufruir de todos os benefícios citados acima, precisamos tomar alguns cuidados antes e depois da prática das atividades aquáticas, são elas:

 1. Usar antes e depois de entrar na piscina toalha, roupão ou camiseta e chinelos para se agasalhar;

 2. Secar os cabelos ao sair do banho;

 3. Permanecer alguns minutos na sala de espera antes de sair pra rua;

 4. Proteger as extremidades do corpo: cabeça com um casaco com capuz ou uma touca, mãos com luvas e pés com calçados fechados (ex.: tênis e meias) pois perdemos muito calor pelas extremidades;

 5. Aumentar a ingestão de vitamina C, comendo mais verduras e frutas. Nas aulas de hidro aquecemos a alma, o corpo e o coração compartilhando alegria e calor humano com os colegas.  

Texto de autoria da professora Cora Plümer